A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Localizados no noroeste do Maranhão e a 250 km da capital São Luís, É considerado um dos mais famosos do Brasil, contemplando uma área de 155 mil hectares (do tamanho da cidade de São Paulo), que inclui uma infinidade de dunas de areia branca e vários quilômetros de praias desertas. Ele atrai turistas de todo o mundo em busca do fenômeno único das lagoas interdunares à beira-mar. O lugar é tão paradisíaco que parece que você está num cenário de filme.
As dunas, comuns nessa região do país, são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse ‘deserto’ gigante é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre, que formam um cenário único em todo mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses.
Para ver esse fenômeno incrível, é preciso estar atento ao calendário. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto.
Ao ver as fotos dos Lençóis Maranhenses é fácil pensar que as lagoas são todas muito parecidas e que um passeio é igual ao outro mas não é verdade! As centenas de lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são diferentes e reservam sempre experiências únicas aos viajantes. A paisagem é altamente mutável e nunca um dia será como o outro. O importante é aproveitar todas elas!
Aproveite para fazer passeios que oferecem o entardecer em meio às dunas ou na praia. Assistir ao sol se pôr das lagoas está entre os mais deliciosos programas da região.
E você já visitou esse paraíso? Não deixe de contar para a gente como foi a sua experiência!
Comments